quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
As lições do intermunicipal 2011
Teve gente se exibindo de superior e se atolando na própria sujeira: poderíamos citar inicialmente o goleiro Rose que foi demonstrar que seria tão bom com os pés como é com as mãos, resultado SE COMPLICOU, como dizia meu pai precaução e caldo de galinha não faz mal a ninguém...
Teve gente da mídia se exibindo de bonzão, outro de valentão, etc e tal, mas o que mereceu destaque mesmo foi a humildade de um mestre do radio ALOISIO DE FARIAS, este passou mal numa dessas tardes escaldantes da nossa região e manteve a postura digna dos grandes homens.
Ainda no Radio cito com muita precisão o exemplo de amadurecimento e conhecimento de causa e de exelencia mesmo do colega, do coordenador Nilton Feliz da Radio Sisal que com sua dedicação e capacitada certamente continuará por muitos anos com este titulo de radio do intermunicipal e por sinal foi desta equipe que surgiu a frase mais difundida neste ano PARA ALEGRIA DO PREFEITO JUNIOR pronunciada pelo repórter Wilson Lima, quando a seleção Luzence marcava um gol, na narração de Edney mota e Carlos Alberico dentre os melhores narradores da Bahia.
E uma novidade das boas foi a participação do GOLEIRO FANTASTICO NITIKA, demonstrou para muita gente como é que se faz rádio sem precisar denegrir nem bajular ninguém.
Outro bom destaque na mídia foi o jornalista GUI OLIVEIRA do boleiro, como é gratificante ver que ainda existe profissionais desta qualidade para representar a categoria com respeito de um sábio.
Os domingos de futebol no radio também teve o show dos repórteres Piter Jr e Valter silva, estes renomados chumbo Grosso, estiveram em campo neste ano fazendo um trabalho profissional de qualidade que a região já conhece.
Na jornada deste ano merece destaque também o trabalho de grupo das equipes das rádios comunitárias de Santa Luz e Valente e por falar nesta ultima ficou para todos a grande lição que não se consegue explicar, o que aconteceu com a equipe que tomou 4 a 0 no seu campo? Varias comparações foram feitas: sapato alto, estrelismo, corpo mole, etc - mas não me arrisco a opinar...
Destaque também mereceu o treinador Osmar Macedo da seleção campeã de São Francisco do Conde, que claro, com as condições propicias contratou os melhores para cada posição e para aplicar seu estilo tático e técnico de cada jogo. Por falar nesta seleção fiquei encantado com o atleta ALEX tem garra e objetividade, marca bem e ataca como poucos nesta posição. Pitchaco, Julinho, João Carijé e os demais dispensa comentários...
É Claro que como um detalhista não posso desprezar o quanto tem importância num elenco os atletas guerreiros a exemplo de : Zé carijé, Amaral, Ninho Malhador, Nego Dilson, Edmundo,Leo, dentre outros com grande capacidade técnica...
Mas a verdadeira lição foi colhida de um pequeno, que como o exemplo bíblico do Davi diante de Golias foi para mim o atleta que toda vez que estava bem fazia a diferença na historia do jogo, Robinho da seleção de Santa Luz. – LIÇÃO DE HUMILDADE- também captada no atleta revelação também da seleção citada Cabuçú, um excelente zagueiro forte no primeiro combate e sem precisar cometer faltas.
Em suma para conquistar a mídia, a torcida e encantar dirigentes tem que ter: a preparação física da equipe da seleção de Valente, o esquema e determinação da seleção de São Francisco e a crença e motivação da seleção de santa luz que também foi nutrida pelo melhor ingrediente a HUMILDADE.
Não seria justo não citar nesta crônica aquele que é o maior exemplo de Humildade na nossa região, ZÉ GAMBIRRA, este ano sua estrela ofuscou em um só jogo mas fez uma campanha de causar invejar.
Finalizo com esta lição bíblica tirada do livro de Lucas 14,1.7-11 - Quem se humilha será exaltado quem se exalta será humilhado.
•
Visite o blog NO ÂNGULO genivaldodasisal.blogspot.com
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
DIA DO CRONISTA
O dia 08 de dezembro o calendário brasileiro homenageia os cronistas esportivos e eu como sendo um aprendiz lembro-me de alguns consideráveis cronistas e algumas frases inesquecíveis.
Armando Nogueira era dono de um estilo original e elegante, que fugia dos lugares comuns que proliferam na crônica esportiva. Pode-se dizer que fez escola, pois vários repórteres esportivos tentam imitá-lo.
Não raro, Armando extravasava sua veia poética para demonstrar sua admiração pelo esporte e por seus ídolos. Algumas de suas frases inspiradas se tornaram antológicas.
• Sobre futebol e caráter: O futebol não aprimora os caracteres do homem, mas sim os revela.
Mas a sapiências de Nelson Rodrigues Contestava essa filosofia ao afirmar que - Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos...
Outro filosofo do esporte foi o Neném Prancha, foi um treinador de futebol brasileiro que gostava de proferir esta frase:
Futebol é muito simples: quem tem a bola ataca; quem não tem defende.
Ele também proferiu esta outra frase - Futebol moderno é que nem pelada. Todo o mundo corre e ninguém sabe para onde.
E foi o autor desta relíquia - Se concentração ganhasse jogo, o time da penitenciária não perdia uma.
O pensador Augusto Branco relatava que - Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras.
Nunca esqueci desta frase de Paul “Bear” Bryant técnico de futebol americano “Não é a vontade de vencer que importa – todo mundo tem isso. O que importa é a vontade de se preparar para vencer”.
Nunca pense que está sozinho quando você vive futebol, respira futebol. Isso significa que você faz parte dessa paixão mundial pela bola porque futebol além de um esporte é um ideal de vida. Vinícius
• Faz da tua vida, um jogo de futebol: Chuta as tristezas, Finta as dificuldades,
Marca 1000 golos de alegria...ESTAREI NA BANCADA A TORCER POR TI!
A vida é como um jogo de futebol, cada lance pode definir sua trajetória. Mikael Johnathan
O goleiro Rogério Ceni outro dia declarou que ‘ No Brasil,basta ter opinião para ser polêmico’.
Se cada craque de futebol doasse um por cento do seu salário para uma instituição de caridade não haveria mais crack nas ruas.......... Sandro kretus
Somos realmente um povo bom de bola. Sabemos tudo sobre futebol... Mas cá entre nós; vamos ser ruins de voto, assim, lá no inferno! Demétrio Sena - Magé - RJ.
Futebol é arte e droga é problema. Lucas Barbosa
Quem não vence não convence e sim de uma vida de desafios mal aproveitados. Márcio Antônio
Futebol é igual mulher bonita: pode te deixar triste ou feliz, nunca se sabe.Victor Pandolfo
É como diz o ditado: O futebol é uma caixinha de propinas. Samuel Santos
Não se pode esperar muito de pessoas que vivem de futebol, carnaval e televisão.
Que dirá de um país. Renilmar Fernandes
Vivemos em um país onde o futebol vale mais do que pessoas. Willian Goulart
O futebol é um esporte interessante: 20 homens, correndo atrás de 1 bola e depois de encontrá-la a chutam e os outros 2 homens? Esses tentam avidamente evitar o que dá tanto prazer aos outros 20. Roberto Matheus
Descrevemos o Futebol como a Vida, onde CHUTAR e errar nos cria o sentimento de perseverança em acertar; onde o PASSE nos leva a partilhar com os outros; o Pênalti, a criar nossa autoconfiança em arrematar; vestir o UNIFORME, o valor de nossa auto imagem; a VITÓRIA, o triunfo alcançado; a DERROTA, algo a se melhorar; O Clube de Coração, fidelidade Carlos Alberto Abujabra Merege Filho
Nossa vida pode ser comparada a um jogo de futebol onde temos cronometrados uma vida/ um jogo para fazermos as nossas táticas/ escolhas certas. Mas, nesse jogo não podemos só nos defender ou só atacar, temos que ter o controle da partida e usar os dois tipos de mentalidades sincronizadamente para poder sair do jogo/vida, com saldos positivos... Vilarinho
Mulher não gosta de jogar futebol, porque, não suportaria ver outras 10 mulheres usando a mesma roupa que ela. Vanessa Pimentel
Pelé nunca será superado, porque é impossível haver algo melhor que a perfeição. Ele teve tudo: físico, habilidade, controle de bola, velocidade, poder, espírito, inteligência, instinto, sagacidade...
• Jornalista do Sunday Mirror de Londres
•
Visite o blog NO ÂNGULO genivaldodasisal.blogspot.com
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
• *O grande trunfo da vitória é saber esperar por ela.
• O futebol da região sisaleira representado por Santa Luz e Valente no intermunicipal terá neste domingo somente um credenciado para a final da competição.
• Para santa luz seria como premiar os trabalhos de longos anos de um prefeito que sempre dedicou especial carinho pelo futebol de sua cidade e o faz muito grande, me atrevo a dizer que pelo vem fazendo durante todos estes anos com o futebol – que se não afasta ao menos distancia os jovens do mundo sem volta das drogas. Por esse motivo se tem alguém que mais merece passar a próxima fase seria o selecionado Luzence.
• Mas no futebol vencer não é para quem merece e sim para quem tem mais FARINHA NO SACO, como diziam os lavradores, - mas também não se trata de farinha, e sim de elenco de dinheiro, de investimento certo na hora certa... Valente fez isso contratou os melhores dirigentes, treinador e atletas para ser campeã.
• Os dois treinadores já podem se considera de sucesso pelo que conseguiram realizar com seus elencos até aqui, mas evidentemente que querem mais, quer é ir a final, o titulo e somente um alcançará esta façanha.
• "De tropeços , vitórias e quedas se constrói a experiência"
• João Carlos disse no domingo após o jogo que em seu elenco tem atletas para a fase inicial, subseqüente etc e tal e deixou transparecer que é carente de mais alguns atletas de experiência em final ou semifinal ou mesmo quartas de finais.
• Já Zé Gambirra pela comprovada experiência de treinador faz questão de repetir bastante para seus atletas (a maioria experiente em finais de intermunicipais), de que nada está garantido, ninguém ganhou nada ainda e isso na mente de cada atleta experiente, soa como uma exigência de confirmação da classificação. Como uma cobrança de esforços até o limite para se conseguir o objetivo.
• Na minha experiência domo analista de futebol afirmo que ninguém pode comemorar com antecedência, o jogo em si é difícil para as duas seleções mesmo a seleção de valente tendo ganhado o primeiro confronto e no campo do adversário.
• Tenho a previsão de este será um jogo de muitos gols e digo mais por Santa Luz os atacantes Marcelo e Eri não passaram dois jogos sem marcar.
• Valente fica em desvantagem com relação ao poder ofensivo pela esquerda com a suspensão de Ninho Malhador e Rone Serrote que tem forte poder ofensivo e sempre buscam o lado esquerdo do campo.
• O retorno de Malhadinha por Valente e de Dilson por Santa Luz melhoraria e muito a qualidade de passes na partida e o poder criativo do atleta Valentense e de desarme do luzense.(mas o Dilson ainda é duvida).
• Mando esta frase de Larry Bird para os atletas que gostam de psicologia “Eu tenho uma teoria que se você der 100% todo o tempo, de alguma forma no final as coisas darão certo.”
• O maior problema da seleção luzence ficou detectado mais uma vez no jogo passado, ter o melhor ataque da competição não é vantagem quando a bola não chega como deveria, pelos flancos, ou pela linha de fundo. Os alas não apóiam, não participam do jogo como deve nos esquemas do futebol atual. Em se falando de previsão mais uma vez acredito que o João Carlos deve por seu time um pouco mais adiantado pela necessidade de busca do resultado, deve ser depositado em Totó toda expectativa de subida ao ataque.
• Encerro com uma frese de Richard Bach “Mais cedo ou mais tarde, os que vencem são aqueles que acreditam que conseguem”
Visite o blog NO ÂNGULO genivaldodasisal.blogspot.com
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Quem terá a alegria final o prefeito e Junior, ou Ubaldino
“Quem rir por ultimo rir melhor”
Só saberemos mesmo quem será o felizardo depois do ultimo jogo dia 27, mas o que eu sei mesmo que com este encontro de Santa Luz e Valente o jogo fará mesmo a alegria da região sisaleira que os desportistas conscientes estão como eu, orgulhosos com estas seleções e com seus dirigentes e prefeitos
Toda grande equipe começa por um grande goleiro a seleção de Santa Luz conta com a experiência de Rose, um arqueiro que dispensa comentário, sofreu 17 gols pouco mais de 1 gol por partida.
O Guardador de metas Valentence Walisson é o goleiro menos vazado da competição só permitiu a bola entrar 6 vezes em sua meta.
Os alas são o que de melhor se tem para marcação e apoio – se por Santa Luz Totó e Mumu estão arrasando, por Valente Amaral e Ninho Malhador também tem futebol e historia pra ninguém botar defeito.
Falar dos zagueiros é covardia - Em campo a melhor zaga de valente com Zé Carijé e André Bahia diante de outros igualmente bons defensores luzences a revelação Cabuçu e o competente Dey.
Os chamados protetores da zaga Gal e Daguia, excelentes atletas defendem valente e por Santa Luz Dilson e Edmundo fazem esta função com muita perfeição, (obs. Se o Dilson não reunir condições para o 1º jogo deve entrar o Leo.
A seleção do tec. João Carlos deverá sofrer mais uma alteração para este jogo caso se confirme a ausência de Dilson, no setor de criatividade, ficarão Mailson e Robinho este ultimo com um futebol expressivo pra frente e de talento, o Mailson é um jovem que tem agradado muito o treinador. Por Valente O experiente Malhadinha tem a companhia de Rone Serrote, o primeiro tem facilidade em criar mesmo bem marcado e em pouco espaço e já o Rone é um grande velocista.
Mesmo sabendo que a seleção de Valente passou 5 jogos iniciais sem o ataque marcar tem 35 gols na competição e os chamados homens gols Tony Galego e Marco Nery preocupam qualquer zaga e este ultimo está num momento extraordinário de sua carreira.
A seleção de Santa Luz tem o melhor ataque com 47 gols assinalados e tendo Martcelo como artilheiro da competição com 21 gols e o Ery que tem sido um magistral atacante e sempre marcando gols importantes.
OS dois treinadores tem estrela, se o trabalho de Zé Gambirra é conhecido por seus títulos conquistados o João Carlos já demonstrou que conhece de futebol e já vi fazendo alterações que poderíamos dizer (ALÁ ZÉ GAMBIRRA) quando surpreende a todos com mudanças inesperadas e acaba dando certo.
Na verdade não existe favoritismo para este duelo de 180 minutos entre Santa Luz e Valente, mas sabemos que somente um prefeito terá imensa alegria de ir à final do intermunicipal 2011. De uma coisa eu tenho certeza Junior e Ubaldino (prefeitos de Santa Luz e Valente respectivamente) são de uma competência inenarrável e saberão reconhecer os esforços de seus guerreiros para conseguirem a classificação, mas somente um se credenciará. Assim como é certo que um vai ficar triste, ao final do segundo jogo, uma torcida também, mas uma coisa também é certa seja quem for que passe, o trabalho dessas duas seleções se não se encontrassem nesta fase seriam finalistas e quem vencer acredito que será a campeã.
Visite o blog NO ÂNGULO genivaldodasisal.blogspot.com
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Calcanhar de Sócrates gogó de cantor – o craque doutor
O Dr. Socrates foi um dos atletas mais perfeitos que já vi atuar, era tão bom que suas melhores jogadas foram de costas, de calcanhar, e até hoje quase 30 anos depois não apareceu nimguem que podesse imaita-lo com seu exoberante calcanhar.
Jogava com elegancia, e teve sua geração comeo sendo um dos nmelhores seleiros do futebol Brasileiro que para infelicidade não conseguiu ser campeã do mundo.sob o comando do filosofo Tele Santana o elenco tinha nada menos do que: Valdir Peres, Leandro, Oscar, Júnior do Flamengo, Cerezo, Falcão,Sócrates, Zico, Éder, Dirceu, Roberto Dinamite etc.
Sócrates foi Sempre politizado e com fortes opiniões desde quando era jogador e continua dessa forma hoje, ainda que se recupere de duas intervenções cirúrgicas bastante graves. Em entrevista à Revista da ESPN, o ex-jogador criticou duramente a Seleção de Mano Menezes.
o Dr. Disse que "A Seleção Brasileira está como o futebol brasileiro, muito limitada, sem filosofia, sem saber exatamente o que quer. Nós continuamos tendo bons jogadores, mas não sabemos por onde andar com eles. Não vislumbro uma proposta, então fica tudo meio perdido, meio jogado. O futebol brasileiro perdeu identidade, nós abrimos mão da nossa cultura futebolística, querendo ser mais europeu do que os próprios europeus". O Doutor, como ficou conhecido nos tempos de Corinthians.
O ex-jogador Sócrates disse que não está nem um pouco satisfeito com o comando de Mano Menezes na seleção brasileira. “A seleção é padronizada, estigmatizada, absolutamente conservadora. Você vê um jogo inteiro sem que ninguém dê um drible. É um futebol europeu fantasiado de brasileiro”, criticou. O Doutor, como ficou conhecido nos tempos de Timão, também questionou os gastos com a Copa-2014. “Será um Carnaval de um mês com uma bela conta para pagar depois.”
Ainda no quesito futebol brasileiro, Sócrates parece divergir de quem vê Neymar como principal promesso do Brasil para 2014. Segundo ele, antes do atacante vem o seu companheiro de Santos e Seleção, Paulo Henrique Ganso.
"Potencialmente, o grande jogador brasileiro é o Ganso. Se for para o caminho que se espera, ele pode ser o cara. Ele forma time, coordena, define ritmo. Jogador coletivista", opina.
O ex-jogador, Sócrates, defende mudanças na CBF e na Seleção Brasileira. Para Sócrates, Zico é o nome certo para CBF.
o ex-jogador sugeriu um projeto particular para a Seleção brasileira. Ele considera que o tempo de Ricardo Teixeira se esgotou por culpa dos escândalos de corrupção e propõe eleições diretas para o cargo. Neste caso, sem dúvida alguma, Sócrates apontou Zico como um nome possível para a sucessão de Teixeira.
É disso que precisamos, gente que conhece, que sabe identificar e achar a solução do problema.
Visite o blog NO ÂNGULO genivaldodasisal.blogspot.com
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
BRILHA ESTRELA
Em tempos em que está ofuscado o brilho do cidadão mais popular do pais o ex-presidente Lula, em razão do inicio do tratamento de um câncer, (mas temos certeza que ele vai superar, pois é um vencedor), escrevo esta crônica falando justamente de ESTRELA.
No futebol é preciso ter (estrela), para conseguir sucesso, principalmente na união, conhecimento, capacidade e sorte que denomina-se ESTRELA.
Falar de estrela me lembra logo ZÉ GAMBIRRA, um sujeito não muito diferente do Lula, que venceu os preconceitos e a duros golpes, no murro, a machado, foi lapidado e se transformou num dos treinadores mais conhecedores e de estrela em nossa região.
No inicio da competição muitos valentenses discordavam da maneia como ele executava seu trabalho e até viraram as costas para a seleção que representa a cidade, uma vez que foi montada para chegar longe (disputar o titulo) e eles não admitiam a forma de trabalho do guerreiro Gambirrão que sabe o que está fazendo, e achavam que ele logo se daria mal. Vale acrescentar que hoje as seleções de Valente e Santa Luz estão entre as oito melhores da competição (em primeiro e terceiro lugares respectivamente) o que já é de nos orgulharmos.
Que todos estejamos preparados (não para o fim do mundo) que devemos se preparar também, mas para não tomarmos como surpresa a conquista do titulo pela seleção de Valente. Alias a nossa região sisaleira está muito bem representada pelas seleções de Valente e Santa Luz que poderão se defrontar na fase semifinal, ficando viva somente uma finalista. Façam suas apostas mas antes vamos torcer para que elas vençam seus DUELOS nas quartas de finais(próximos confrontos).
A seleção do prefeito Junior do Max sempre teve uma formação modesta, uma equipe que coubesse no orçamento da prefeitura, sem aniquilar os cofres e compromissos financeiros do município, graças a inteligência deste competente administrador.
A seleção de Valente se programou para esse acontecimento e o técnico José João que me lembra o inesquecível prefeito deste município o Nenemzinho (João José), não decepcionou o atual administrador Ubaldino Amaral que tem feito tudo para levar o nome do município ao rol dos finalistas ou mesmo campeão do intermunicipal.
Visite o blog NO ÂNGULO genivaldodasisal.blogspot.com
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
O fim do mundo
Tão certo como o fim do mundo, que a maioria acredita que haverá segundo as palavras do mestre dos mestre (Jesus Cristo) quando esteve aqui na terra disse:
“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai”. (Mateus 24:36).
É certo também que talvez nunca vamos ver as pessoas capacitadas nas funções indicadas pelo supremo, ou seja pelos superiores, que não precisa dizer que na região só existe um, e sempre é o prefeito que bota e põe , derruba e deixa cair, trás sol, nubla e faz chover, em muitos casos se imagina como no tempo do reinado, os REIS, agindo solitários e autoritários sob os destinos de pessoas... Mas enquanto isso na atualidade a realidade do mesmo povo que vota e gaba-se que sabe escolher o melhor, também a melhor, lamenta e até sofre ver alguns pontos das administrações desgastadas com ausência de gente competente até para esclarecer. O futebol é sempre um aquém, se propaga, se esforça, mas a raiz da planta não se cuida como deve. A ultima década do futebol local nas cidades da região foi UM VERDADEUIRO FRACASSO, e o que ainda me anima é que teve alguns campeonatos como EXCEÇÃO. Ai esta palavra nos salva porque se temos em Santa Luz como exemplo do maior campeonato amador do País, realizado em uma cidade, com mais de 40 clubes, na denominação chamada rural, todos com apoio da administração publica e do prefeito que eu faço questão de citar, como diria Wilson Lima ‘pra alegria do prefeito Junior’, um desportista, um homem que todo o tempo demonstrou seu amor pelos seus conterrâneos.
Se por um lado condenamos ações solitárias, pois até Jesus precisou de 12 discípulos para fazer suas obras de bondade, uma equipe de futebol precisa de 11 atletas e mais suplentes e dirigentes a disposição e pensadores com intuito de ajudar de sua maneira a equipe que defende.
Tem coisas que só vamos ver acontecer se ficarmos vivos depois do fim do mundo, se houver, porque elogiar políticos, chamá-los de honestos, humanos, direitos e outros elogios mais, são coisas que nós já atribuímos como sinais dos fins dos tempos, porque a humanidade acostumou tanto com essa categoria agindo assim, que seria uma ofensa incluir algum político dentre os de boa índole, ou sem ou maus costumes.
“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”.(Mateus 24:42 RA).
“Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá”. (Mateus 24:44 RA).
Visite o blog NO ÂNGULO genivaldodasisal.blogspot.com
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
INTERMUNICIPAL PERDEU A GRAÇA
Debulhando as páginas do tradicional Almanaque do Nordeste, que já se encontra a venda na banca de revista cultural e em João de Valdetino em Coité, me deparei com esta frase que diz assim ‘Sofro dores que não são minhas. Vibro com alegrias que não me pertencem.
O bom de tudo é que, toda noite antes de dormir, eu rezo.’ É uma realidade nossa POVO que pode ser atribuído a aqueles que massageiam nosso ego e pelas costas nos enganam, mas o bom, é que conseguimos rezar e há quem não consegue mais.mas em se falando de futebol, a cada dia que passa aumenta minha convicção de o campeonato intermunicipal de futebol promovido pela FBF deixou de ser atrativo para a região sisaleira, região esta que já apreendeu tanto de como se faz futebol que só nos falta o semestre final da faculdade futebolística para estarmos diplomados... Se já concluímos não tem mais graça ficar repetindo a lição como se estivesse decorando...
Já ficou comprovado de que Zé Gambirra é verdadeiramente um professor naquilo que faz mesmo que muitos e aí eu me incluo dentre aqueles que acham que ele tem uma estrela que sempre brilha e supera seu aprendizado...
Está mais do que comprovado que a região sisaleira sonha em ver um bom elenco disputando o acesso do campeonato baiano, e sem duvida nenhuma temos um celeiro indiscutível de craques que poderiam muito bem fazer nosso sonho realidade. Afinal de contas perdeu a graça ser campeão do intermunicipal, um campeonato que perdeu o brio em razão das fracas seleções que se inscrevem e envergonham suas cidades sofrendo placares esmagadores como 9 a 0, 6 a 1...
Essa é minha opinião e qual seria a sua?
Visite o blog NO ÂNGULO genivaldodasisal.blogspot.com
Fico triste quando alguém me ofende,
mas, com certeza, eu ficaria mais triste
se fosse eu o ofensor...
Magoar alguém é terrível!”(Chico Xavier)
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Dirigentes CABEÇAS DE LAGARTIXAS (veteranos)
Não posso esconder os meus pontos de indignação com relação ao campeonato de Quixaba.
Conhecemos bem o ditado de que em time que está ganhando não se mexe, e uma competição que tem servido de exemplo para a Bahia inteira não poderia fazer mudanças por simples capricho de um cartola que fez seu depoimento contando seus motivos de que seria melhor desta forma que aconteceu e foi seguido por todos os dirigentes cabeças de lagartixas que temos no futebol coiteense infelizmente até nos veteranos, que pela grande experiência não podia de forma nenhuma acenar com tais mudança que para mim são consideradas de interesse particular e discriminatória.
1º- OFUSCARAM A COMPETIÇÃO DESCRIMINANDO UM ATLETA DE 50 ANOS DE IDADE O VIZEK QUE HAVIA JOGADO MENOS DE 20 MINUTOS NA COMPETIÇÃO COITEENSE SIMPLESMENTE POR SEU TIME ESTÁ FALTANDO ATLETAS, para não sofrer o chamado wx0 e ser punido com a não aceitação de inscrição para campeonatos futuros, o que seria para ser ovacionado como HEROI foi julgado pelos lagartixas veteranos e condenado como BANDIDO. Outro atleta que sofreu esse julgo foi BINHA. Tanto vizek como Binha poderiam acionar a justiça comum e alegando descriminação, seria certamente acatado ao pedido de participação na competição. Como fizeram falta a competição, como empobreceram a competição a ausência destes atletas, qual clube não queria ter um desses craques em sua equipe? Em protesto esses atletas não foram a nenhum jogo da competição deste ano. O outro absurdo foi à impossibilidade de participação de uma equipe inteira que desde a criação da competição vinha participando que foi RETIROLANDIA. Como permitir que se dificultem tanto a participação de uma equipe que nunca foi e nem seria imbatível, exemplo disso foi à conquista do titulo no ano passado pela quixaba justamente sobre Retirolandia. Em resumo foi uma tremenda covardia dos criadores dessas burrices que ofuscaram o brilho do campeonato da quixaba neste ano. Para mim os promotores da competição não aceitariam, nem discutir umas tolices dessas, pois se alguém com a tiver a mesma iniciativa deste cartola no ano que vem poderiam inventar outras idiotices e não deixar que o próprio time deste cidadão não participe devido a item tal. A maior demonstração de que estes cabeças de lagartixas NÃO estão fazendo o melhor para a competição é deixar que os goleiros sejam em qualquer idade e até de seleção como vinha sendo permitido com a infeliz desculpa de que não tem goleiros – se quiserem nestes times que participaram neste ano poderia encontrar pelo menos 10 goleiros veteranos, mas existe algum sabichão que gosta de dominar os cabeças de lagartixas e os tolos aceitam tudo.
Tá na hora de cada dirigente ter opinião própria- repensar o que foi feito e trazer de volta Retirolandia, Vizek e Binha. Tem que fazer o que é bom para o publico, para a competição e não para interesse de um ou dois como aconteceu este ano... Esta competição é um modelo pra toda Bahia e não pode se permitir idéias tão infames como as aplicadas neste ano de 2011.
Visite o site no ÂNGULO genivaldodasisal.blogspot.com
segunda-feira, 25 de julho de 2011
AS COISAS VÃO DE "MALAPIÓ"
Até a hoje, nos meus 46 anos, nunca vi dias tão ruins no pais:
A liberdade de uso de drogas, Casamento gay, a violência espalhada por todos os cantos...
As musicas ruins sendo aceitas pelos jovens e difundidas pela midia como se fossem grandes artes, considerados momentos de suprema inspiração para os chamados lixos culturais...
O salário ó – é uma aberração esse salário dos trabalhadores que nos tempos de opositores tinham mais valor...
A seleção brasileira com um futebol tão ruim quanto o treinador –
O presidente da CBf envolvido em escândalos que somente os políticos do mensalão etc e tal não seriam punidos – mas em bons tempos se fossem de oposição tinham caídos um por um ou caçados.
Uma inflação mascarada pela presidente mulher que não sabe nem se é certo ser chamada de presidenta ou presidente...
É o futebol amador que perde a cada dia a formula de oferecer opção de afastar os jovens e adolescentes de pessoas que brindam drogas como opção de inteligência,
O intermunicipal 2011 que não tem a participação da seleção tetra campeã, a Coiteense.
São as prefeituras sacrificadas e seus prefeitos virando santos fazendo verdadeiros milagres administrativos por conta da falta de recursos, pois o país só pensa em copa do mundo e todo dinheiro é destinado para construção de estádios e metrôs. Enquanto isso os pobres morrem nos corredores dos hospitais que não dispõe de recursos para se manter si quer funcionando é a saúde que vai de "MALAPIÓ" e a segurança no mesmo caminho.
E os políticos tomando chapéu de Romário e aplaudindo o palhaço Tiririca que fez a câmara virar trabalho serio. O Porquê disso tudo é que a maioria de nossos representantes não se preocupam, em exercer a função para qual foi eleito pelo povo. A cada dia que passa estou mais certo de que deveremos votar em gente que nunca foi político pois eles se esforçam para fazer tudo correto como os dois deputados citados por mim, que chegaram a Brasília desacreditado ou servindo de chacota pelos políticos.
Em se falando de futebol, os campeonatos locais não prestam mais, os presidentes perderam o incentivo, não posso me recusar a aplaudir o comentário do tiro livre de Samuel Cunha que lembra muito bem tempos de ouro do futebol coiteense com a competência de Esmeraldo Dinho.
Em momento que poderíamos enaltecer o futebol jovem, o que tem roubado a cena, ou seja, a maior expressão coiteense NO MOMENTO é o campeonato de veteranos da Quixaba.
O que está errado? Você sabe, eu também sei, pois nós (POVO), não somos burro, os políticos é que pensam assim, é como dizia meu pai o maior defeito do sabido é achar que todo mundo é besta.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
O problema é excesso de Pelés e ausência de Manés.
Já se falou quase tudo a respeito da estréia da seleção Brasileira de Mano na copa America. Todo mundo já escreveu que a seleção decepcionou - o que é uma obviedade de dimensões astronômicas. Pode-se falar de qualquer coisa, falta de entrosamento, fim de temporada para os "europeus", noviciado de vários jogadores, etc. Qualquer coisa mesmo. O que não se pode e não se admite é empatar com a Venezuela. Nem vale repetir o chavão IMBECIL de quem deseja encobrir a verdade "não tem mais bobo no futebol". Outra descoberta IMBECIL, porque no futebol não tem mais bobo, mas na política todos os eleitores são bobos, isso é que eu não entendo.
Em se falando de seleção o time esteve muito desconjuntado e não conseguiu rendimento coletivo de atletas individualmente muito bons. Alguns desses bons jogadores atuaram mal. Acontece. Mesmo gênios às vezes jogam mal. Os destaques do time, Ganso e Neymar, estiveram abaixo do nível que apresentam no Santos. Alguém disse que Ganso estava voltando de contusão e portanto sem forma física ideal. Certo, mas quem argumenta assim assistiu à final da Libertadores da América, quando o meia arrebentou?
De acordo com opiniões hoje em dia os jogadores mostram mais futebol em seus clubes que nas seleções. Não sei se isso é verdade, ou por que isso acontece, mas, em todo caso, convém refletir sobre o assunto. O exemplo de Messi é intrigante. Pode até ser que jogue um futebol de sonho a partir de agora na Copa América. Mas, nestas duas da Argentina, decepcionou. Tanto como alguns brasileiros contra a Venezuela. Onde vai parar o futebol desses craques quando envergam a camisa das suas seleções?
Se repetirem as más atuações de Neymar e, sobretudo, Ganso, a tranquilidade do sono de Mano Menezes deverá ser perturbada pela dúvida. Em especial quanto ao camisa 10, o armador, o maestro, a alma do time que ele contava seria encarnada pelo jovem paraense do Santos Futebol Clube. O que acontece com ele? Não se sabe. Vamos esperar outros jogos. Paciência às vezes é prova de sabedoria.
Quando isso começa a acontecer só me lembro daquela velha Tonica que diz que em time que tem Pelés demais não se conquista bons resultados. Elenco não pode ter só Pelés, há necessidade também de Manés, isso é a maior das verdades futebolísticas, que serve para o profissional e o amador.
Visite o blog no ângulo- genivaldodasisal.blogspot.com
quinta-feira, 30 de junho de 2011
INTERVALO, ‘entressafra do futebol.’
Quando chega o tempo da entressafra do futebol, ou mesmo o intervalo entre os campeonatos locais e a preparação para o intermunicipal, é que percebemos o quanto deixamos de fazer no sentido de motivar os jovens e adolescentes a pratica esportiva para que eles não sejam tentados pelos MALUCOS usuários de drogas.
Na verdade quando ouvimos políticos e gente ligadas ao esporte, falando que o esporte afasta o jovem das drogas, eu fico pensando ‘quer dizer que só basta fazer um campeonato que afasta ? e depois que a competição termina? Não se pode pensar em mante-los distanciados dessa terrível LOUCURA.’
Hoje sentimos orgulho de saber que existem pessoas que a cada dia fazem um trabalho de resistência muito grande pela tentação dos que se dizem amigos querendo afundá-los nessa perdição. Igualmente se compara a prostituição: quem ta dentro dificilmente admite que é ruim, pois é como ajudar outros a se desgraçarem como ele o fez.
E como estamos mesmo na entressafra, como já disse me dediquei a falar também de influencias de nossos “representantes POLITICOS” que dão até mesmo colaboração para essa DESGRAÇEIRA. Dizer orgulhosamente que as festas juninas deste ano, não se registrou em toda região sisaleira uma morte, brigas, confusão não existiram, mas se tivéssemos os ALUCINADOS DOS PAGODES BAIANOS, certamente não seria pacifico como foi. Então porque não se promove bons eventos, porque não oferecer boas musicas aos jovens ao invés dessas IRRITANTES que eles estão consumindo? Não seria incentivo ao uso desenfreado da droga. Quem gosta dessas loucas musicas só podem mesmo gostar do que não presta.
Atualmente, as drogas são o fator principal que está levando nossos jovens à destruição. A dependência química leva-os a matar, roubar e até mesmo a cometerem suicídios. Mas quem sofre com tudo isso é a família, cujo lar foi destruído pelo vício de um dos seus membros.
As drogas estão desmoronando os sonhos e conseqüentemente, acabando não só com a infância, mas também com a adolescência, que é a fase do desenvolvimento até o estágio adulto.
Cabe a todos nós olharmos esse fator agravante com outros olhos, sem criticá-los ou apontar-lhes o dedo dizendo: ”É vagabundo, é bandido, é ladrão...” Nunca é tarde para começar!
Mas sabemos que tirar um jovem das drogas é muito difícil, bom mesmo seria não deixa-lo entrar. Saiba o que você nunca experimentou não te fará falta. A droga é um caminho quase sempre sem volta.
O que vemos nos dias atuais é a liberdade sem limites. Falta de diálogo. A droga sempre existiu como consumo, mas nem sempre foi tão relacionada com a marginalidade.
Não os condeno e não os absolvo, apenas lamento ver tantas vidas perdidas na flor idade.
Tudo quanto acontece de bom com o filho o mérito, em primeira instância é dele – já o que acontece de mal, em todas as instâncias A CULPA É DOS PAIS? A droga fere os princípios éticos e morais. Esses valores entram em crise exatamente na juventude. A questão das drogas é uma das maiores tragédias do nosso tempo. Ela é tão perversa quanto às guerras. Quem tem boa auto-estima não engole qualquer "porcaria". Este é apenas meu comentário e não um julgamento.
Visite o site www.antidrogas.com.br
segunda-feira, 20 de junho de 2011
RECONHECMENTOS
Eu que durante algum tempo reclamei dos comandantes e comandados de nosso futebol tetra campeão, fiquei muito feliz pela forma que vem frutificando em alguns aspectos. É claro que diante de tanta influencia negativa do mundo das drogas sabemos que alguns de nossos atletas até com respaldo de bons boleiros, tem se enveredado por este mundo sem volta das drogas, que futuramente vai aniquilar o usuário, tanto no futebol como na vida pessoal, o que me deixa triste. E isso é uma BURRICE SEM DIMENSÃO DESSSES JOVENS QUE SE INTITULAM ‘LIGADOS’ E SE ENTREGAM A ESTE TRISTE VICIO.
Mas se por um lado aconteceu neste ano (2011) no campeonato coiteense aquilo que quase um terço dos desportistas já haviam previstos: SOSSEGO, ALMAS NA FINAL, coisas dignas de engrandecimento mereceram destaques no referido futebol: a muito eu vinha torcendo para que outros árbitros fossem escalados para comandar uma final de campeonato e neste ano aconteceu, a comissão de arbitragem foi premiada com a escolha de Ramon(Antonio), para a ultima partida. Ramon que sem sombras de duvidas foi o arbitro que teve o maior numero de partidas com melhor aproveitamento na arbitragem. Pode ser atribuído também ao fato dele ter usado o ponto eletrônico, (que veio a calhar com a as suas atuações), mas sem duvida alguma a capacidade de interpretação de Ramon foi aguçada neste ano e para um arbitro que teve raríssimos momentos considerados erros, na competição, o que todos esperavam aconteceu, Ramon teve seu reconhecimento neste ano.
Também foi um bom destaque o trabalho desenvolvido pelo diretor de arbitragem Denis, que ocupou com dignidade a lacuna deixada por nosso saudoso Manuel Pinheiro.
Temos consciência de que não sabemos fazer bons campeonatos internos, de que nem chegamos aos pés de campeonatos como o da cidade de Valente dentre outros...
Mas que temos os melhores árbitros, atletas e profissionais de imprensa da região sisaleira ninguém tem duvida. E por falar nisso os ouvintes da Radio Sisal receberam um presente inesquecível neste ano, quando o comandante da área esportiva da emissora NILTON FELIZ buscou entendimento e promoveu o RETORNO de EDNEY MOTA um dos melhores narradores de futebol que a Bahia conhece para a sua equipe.
Quando coisas dessa natureza acontecem, deixam contentes todos os envolvidos e principalmente os ouvintes que sabem que profissionais dotados de grande conhecimento e capacitação têm moral para falar do assunto.
Pra finalizar escolhi esta mensagem de Edilson Ramos que tem como titulo VITORIA para homenagear todas as pessoas citadas nesta crônica.
Quer vencer os desafios?- confie em Deus
Quer ser bom no que faz?- Pratique!
Quer alcançar o objetivo?- Jamais desista!
Quer crescer?- tenha raízes.
Quer ver resultados? Persevere.
Quer ser feliz?- esqueça o passado
Quer falar bem?- Escute melhor.
Quer aprender?-Persista em ler.
Quer realização pessoal?- Sirva!
Quer fazer diferença?-Pague o preço.
Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de vitória estão enganados
A vitória é dos que lutam, dos que agem, dos que "saem do porto".
A vitória é dos que se arriscam para alcançar o alto da montanha.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
DEUS CONDENA O PECADO E NÃO O PECADOR.
Passei boa parte do ano passado e também neste ano lamentando a ausência de bons dirigentes no nosso futebol, de escolhas errôneas para certos cargos e condenei veementemente ter que dar credito a taxistas que se acham entendidos ou bajulam para se sentir importantes, dando pitacos onde não entendem no caso especifico do futebol e aí a quem deveriam ouvir não ouve, profissionais que realmente vivem e sofreram os momentos de aprendizagem no futebol. Lembram que disse aqui que se fosse um dirigente teria alertado dos pontos prejudiciais para um órgão publico investir tanto num campeonato amador, que no final deixa um rombo de quase 1 milhão de reais para os cofres públicos, podendo até desfalcar um orçamento anual da administrativo...
Se vocês se lembram concordariam agora que eu tinha razão, uma vez que a prefeitura de Coité sentindo o tombo no orçamento que foi ano passado não quis arriscar, colocando a seleção coiteense no intermunicipal deste ano 2011. Analisem comigo se tivesse sido coerente, cautelosos nos gastos, o que foi gasto ano passado, não poderia dar para os dois anos incluindo este? É aquela velha historia de ir com muita cede ao pote.
Não quero parecer que estou criticando, pois considero a atitude do prefeito Renato como sendo de um político de palavra, que faria e faz o que for preciso para agradar a maioria dos coiteenses, mas o que ele não tinha conhecimento é que no futebol é preciso ouvir as vozes da experiência, principalmente dos profissionais de imprensa.
Deixando de lado este assunto ultimamente vinha rasgando elogio ao que para mim seria o que restava de bom no nosso futebol (coiteense) que seria o campeonato de seniores da Quixaba.
Mas minha mãe gostava de repetir muito este ditado “não há bonito sem tacho nem feio sem graça” e o que fizeram com a competição neste ano foi um verdadeira prova de que os dirigentes ruins são mais ouvidos e valorizados do que os bons, não é que alguém (que não quero nem saber quem foi) lançou a infeliz idéia de mexer com o que está certo, e os cabeças de lagartixas também deram sinal de vida no campeonato de seniores... Desde criança sabemos que em time ganhando não se mexe, é como certas coisas que quanto mais mexe mais fede. Aí o que vinha dando certo e poderia ser ajustado para melhor, teve um trágico fim neste ano - resultado ruim, com isso tiraram o time de Retirolandia, tiraram atletas tão importantes na competição como Binha e Vizek porque jogaram no campeonato coiteense 2010. Esses atletas citados e os não deveriam ganhar um troféu por ter conseguido (já berando os 50 anos) atuar dentre jovens de menos de 20 anos em sua maioria e não serem punidos tirando-os da competição. É como se Pelé, Romário, ou mesmo Ronaldo quisessem jogar por algum clube e os dirigentes adversários não aceitassem, perderiam todos que gostam de espetáculo e arte. Que me desculpem os que se acharem ofendidos, mas não é minha intenção mirar alguém, é como ouvimos muito religiosamente, DEUS CONDENA O PECADO E NÃO O PECADOR.
Acesse o blog NO ÂNGULO – genivaldodasisal.blogspot,com
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Futebol evoluiu, valorização dos bons conceitos diminuiu
Escrever semanalmente sobre esporte, me faz ora vez dar uns pitacos nas anti-esportistas ações de quem faz a mídia e alguns eventos.
A programação da TV aberta brasileira é bastante questionada, programas apelativos, sensacionalistas que exploram a sexualidade, por interesses supérfluos, agredindo os valores éticos, familiares etc..
O maior dentre os ‘besteirós’ para mim é os chamados reality show: Big Brother Brasil da TV Globo é a maior porcaria. Ô quanta babaquice, quanta besteira exposta, enquanto a cultura pede socorro jogam-se fora horários tão nobres.
Comparo isso com as imundices que a Bahia está levando á mídia (enfiando goela abaixo) da nossa juventude perdida, esse tal de pagode com os sentidos sujos e a alta apologia ao uso de drogas.
Não entendo, se o axé está tão valorizado como se propaga lixos culturais como o que os jovens estão consumindo?
Considero que o futebol é um dos poucos que se modernizou, se aperfeiçoou, que avançou, ou progrediu dentro os requisitos de incentivo a educação, normas de obediência, principalmente ao que se escreve ou se decide nos arbitrais e nas leis esportivas. No futebol é onde verdadeiramente se aplica a democracia, sem demagogia...
No futebol o que não deu certo é extinto no ano seguinte...
Mesmo no amadorismo, desde os tempos de Arranca tôco x Lasca- unha, até as modernidades atuais, muitas coisas boas foram acopladas, para que seja visto um futebol decente e onde todos possam ir com filhos e famílias, uma vez que até mesmo em festas publicas como COITÉ FOLIA que foi a ultima que vivemos não se pode mais levar ninguém decente para a rua, uma vez que o que vemos é só brigas, jovens se drogando em publico, mijação em plena praça, sexo explicito, loucura, pessoas que deveriam está em manicômios, fazendo festa, e daqui a pouco pegando uma arma e partindo em direção de pessoas que estão na hora e local errados...
Então eu afirmo que se eu tivesse meus pais eu iria programar com eles um horário em que eles pudessem ir para uma festa dessas sem ver coisas desse tipo e sem correr risco de vida...
Falei disso porque assim como o futebol a diversão de rua era pra ser um presente de autoridades publicas para o povo e isso tem que ser repensado por prefeituras da região...
Se houve consideradas melhorias no futebol que se pense e melhorem também essas festas para que não seja somente para os LOUCOS, para que as famílias não sejam excluídas como estão sendo - e possam participar normalmente, como pessoas NORMAIS, porque do jeito que estão sendo feitas só os loucos é que podem entrar num circuito de folia.
Mas lembrando do futebol, as loucuras que ULTIMAMENTE FORAM VISTAS, aconteceram entre torcidas organizadas de são Paulo, Rio etc.
Mas que as autoridades competentes vêm agindo com veemência para combater ou mesmo acabar, como o que já foi feito com torcidas organizadas e levando até a prisão de seus chefes.
Numa sociedade onde tudo é instruído por um MANUAL, que inventem a formula de valorizar o esporte e de resgatar a família que ainda é uma das poucas coisas que tem o valor reconhecido por DEUS NOSSO PAI. Amém.
Apologia- • discurso de defesa ou louvor
Acesse o blog NO ÂNGULO genivaldodasisal.blogspot.com
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Virou brincadeira ou ‘brincadeira de mau gosto’
A Gillette está mesmo jogando dinheiro fora
Parece até Silvio Santos com aquele tradicional chavão “quem quer dinheiro?”
Esse negócio de pagar uma fortuna pra Bel do chiclete com banana tirar a barba,
Também para governador Jaques Wagner, é no mínimo brincadeira exagerada de quem não tem o que fazer com o dinheiro.
Acho que do jeito que os patrocinadores estão agindo até conseguiriam fazer Bin Laden rapar a sua barba, se ele não tivesse sido morto – ah e Jesus Cristo hein? certamente essa oferta poderia ser comparada como mais uma tentação do demônio, mas que ele não se venderia, ou seja não venderia a sua barba disso não tenho duvidas...
Mas tenho uma pergunta que não quer se calar; quem será o próximo a receber esta proposta? Lula, Bule Bule, Papai Noel, o veio do forrobodó, Lelo Pereira, e o bigode de Sarney quanto seria?
Eu citei tudo isso porque acho de uma falta de criatividade tamanha esse desperdício de dinheiro da empresa patrocinadora e eles só dão dinheiro a quem já tem demais não é mesmo?
Enquanto a gillete engorda a super conta bancaria de Bel do Chiclete e do governador da Bahia, entidades filantrópicas estão ameaçadas de fechar a exemplo de creches na capital e no interior.
Poxa como seria bom se eles patrocinassem um evento de preferência de amadores no mundo esportivo, que vive sofrendo sem apoios...
São as águas correndo para mar... Dizem que se chovesse carne pobre iria nascer sem boca...
Pobre, pobre não tem jeito mesmo, se esta oferta da gillete um dia fosse direcionada para os pobres, poderia apostar de que a oferta não passaria de algumas miseras moedinhas.
Enquanto isso vou continuar aqui falando o que penso mesmo que seja de vez em quando assim sem papas na língua.
Visite o blog NO ÂNGULO GENIVALDODASISAL.BLOGSPOT.COM
sexta-feira, 6 de maio de 2011
SABIAS PALAVRAS
Para quem acompanha o futebol de Coité, pode concordar comigo de que o campeonato de veteranos da Quixaba tem atraido nos ultimos anos 3x ou mais do que o publico que temos visto no campeonato coiteense.
Se perguntassemos o porque disso seria simples, os atletas do passado são atração pelo que fizeram ao futebol.
O que não concordo com o campeonato de senior da Quixaba é com a inclusão de goleiros considerados de seleção ou mesmo sendo ativos no futebol amador. Não concordo com, a explicação de que não tenham goleiros suficientes para as equipes na faixa de idade dos atletas, acho que os goleiros que estão em cartaz por equipes amadoras estão dotados de uma preparação atletica acima do que estão os considerados seniores.
Um dos maiores humoristas de todos os tempos Charlie Chaplin
Escreveu esta bela mensagem em que dizia: já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis. Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mais também decepcionei alguém. Já abracei pra proteger,já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos, amei e fui amado, mais tambem já fui rejeitado, fui amado e não amei. Já gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de amor e fiz juras eternas, "quebrei a cara" muitas vezes. JÁ chorei ouvindo música e vendo fotos, Mas vivi! E ainda vivo! Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é MUITO para ser insignificante...
É a mais pura verdade... e olha que foram poalavras ditas por quem humoristicamente não levava a vida a serio.
Muitas vezes tenho acrescido palavras filosoficas a minhas cronicas com o intuito de mexer mesmo com a cabeça da maioria de nossos leitores, como dizia Chacrinha eu não vim para explicar eu vim para confundir...
Pra quem não consegue unir a primeira parte do que disse relacionado com o CAMPEONATO DE FUTEBOL SENIOR DA QUIXABA, com estas sabias palavras de Chaplin, eu resumo:em todos os pressagios da vida a lição é o que de melhor temos a colher, o aprendizado, a escolarização, a experiancia vivida, isso conta demais para se adaptar a tudo que estamos vivencdo na atualidade. Como seriam melhores nossos jovems se fossem lapidados por pessios qualificadas e dignas nesta vida.
Sempre almejei neste espaço (e prezo muito) pelo que posso me expressar tambem no social, mesmo quando o assunto é futebol.
Que Deus queira que eu nunca me conforme ou fique omisso com as injustiças sociais deste país.
O ideal seria que elas não existissem, porém como isso parece ser impossível, quero continuar sempre combatendo essas injustiças
e ajudando a construir um mundo melhor.
Seja ensinando o bem a uma criança, seja ajudando um velho,
seja contribuindo,material ou espiritualmente, para alguma causa, seja transmitindo um pouco de amor e solidariedade ao próximo.
A responsabilidade é de toda a sociedade.
Acesse o meu blog – no angulo- genivaldodasisal@gmail.com
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Pare o mundo que eu quero descer...
Coisas pra se dizer benza Deus.
Que de medico e de louco todos nós temos um pouco já sabemos, O que eu não sabia era que um cidadão considerado normal em suas faculdades mentais, tenha lapso de loucura mesmo nos momentos de sobriedades.
Estava eu escrevendo domingo uma crônica para dizer o que estaria pensando do presidente da liga coiteense Mauricio Mota, que o estava considerando esforçado para fazer futebol quando mesmo não tendo grande conhecimento ou experiência vinha se mostrando bastante dedicado para aprender e fazer o que há de melhor pelo esporte coiteense e seus dirigentes que é quem mantém as entidades esportivas, e ai dei com os burros n’agua quando o ouvir falando na radio sisal sobre a próxima fase do coiteense – minha intenção era dizer agora o oposto do que eu disse antes – mas fiquei tão confuso como todo tonto ou estarrecido mesmo, como os considerados loucos, com o que ouvi.
Por falar em Louco – o maluco beleza dizia ‘que o mel é doce é coisa que eu me nego a afirmar, mas que parece doce eu afirmo plenamente’ é quem tiver condições que decifre.
Racione comigo: Em 3 dias; quinta, sábado e domingo decidiram que eliminaria 4 equipes da competição em disputa, em uma única partida – sacrificando, boas equipes a exemplo de Patos sem uma outra chance, acreditávamos que seria para terminar a competição até mesmo antes do dia 15 de maio que seria o micareta coiteense etc e tal e ai de repente percebemos que todos estávamos errados – agora vamos ter somente um jogo por semana.
Não encontrei outras palavras a não ser estas- É um ato impensado do presidente que deixa a competição sem entusiasmo, sem motivação pelo fato de se ver uma equipe jogar de 15 em 15 dias... Enquanto todos praguejavam contra o frio, e fiz a cama na varanda!
É agora eu estou acreditando mais que o louco Raul era mesmo um sujeito normal – pois para ele ‘A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal’. Tende entender. Eu não sou louco, É o mundo que não entende minha lucidez...
terça-feira, 19 de abril de 2011
Quem quiser ser o maior que seja o servo de todos
Em tempos de meditação, como neste período da semana santa, aprendi que a quinta feira maior, foi o dia em que o mestre dos mestres, o maior homem do mundo, demonstrou como se pode ser maior sendo servo de todos, lavando os pés de seus discípulos e os beijando, ele que outrora teve seus pés banhados por lagrimas e secados pelos cabelos e em seguida perfumados, pelos melhores perfumes daquela época, por uma pessoa que mesmo sendo pecadora nutria de um imenso amor pelo filho de Deus. Aquela mulher quando se viu diante de uma pessoa santa, se debulhou em prantos porque não conseguiu na sua vida viver de acordo com a vontade do pai. Para alguns rebeldes de hoje, isso não passa de historias ilustrativas, mas graças a Deus, para a maioria da população do universo, este homem existiu sim e foi quem assumiu o pecado da humanidade para que continuasse vivendo.
Para o mundo, a honra está em ser servido; em ser rico, ter poder, para Jesus está a honra em servir. E se alguém quer ser o primeiro na sociedade, deve tornar-se o escravo de todos, isto é, entregar-se completamente a serviço.
Em se transportando para o campo de futebol ou para a vida futebolística de atletas e dirigentes, eu diria que os chamados garçons que se aperfeiçoaram a fazer lindos passes que deixam o companheiro em ótimas condições de finalizar e marcar o gol, bem que poderiam ser comparados como um servo maior, aquele que mesmo tendo condições de assinalar o gol prefere passar para o companheiro. Este poderia no campo de jogo ser considerado como maior sendo servo de todos.
Não precisa executar o ato de lavar os pés de seus companheiros ou beijá-los, mas é de suma importância reconhecer que sozinho, mesmo sendo ‘o maior’, ou no caso do atleta ‘garçon’, não teriam motivação maior se não fosse o amor pela vida, pelos companheiros e o imenso dever de fazer o melhor, instruído pelo pai, Deus e no caso do campo de jogo, pelo treinador. E por falar neles, estarei na próxima crônica, referendando os ilustres e inteligentes treinadores deste campeonato coiteense de 2011, que assim como merecem destaques os nossos ótimos árbitros de futebol, pois estamos na melhor fase, também me orgulho de poder dizer que a nossa safra de talentosos técnicos ou treinadores, aumentou bastante a colheita. Alem de aplaudir publicamente já por varias vezes o maestro Hermogenes, também quero fazer reverencia a meu amigo Wanderson de Almas, Dilton Santana do Sossego, Paula Bala de Patos, Gilsinho Porto de Santa Rosa, Sandro Índio de Caruarú e os não menos capacitados Zé Bispo do União Popular, Beto do Tanque Novo e Gil do Vitoria de Amorosa.
Acesse o blog NO ÂNGULO- genivaldodasisal.blogspot.com
Vejam a BANDA CAÇUÁ SUADO no you tube.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
ARBITRAGEM E OS AVANÇOS TECNOLOGICOS
Não é novidade prá ninguém que o personagem mais odiado do futebol é o árbitro. Xingar o homem de preto (que agora não usa só a cor preta), é um esporte tão natural para o torcedor quanto chutar uma bola o é para o jogador.
É bem verdade que o torcedor não precisa de muitos motivos para gritar todo tipo de impropério ao árbitro. Qualquer coisa serve. E A PRIMEIRA A SER ATINGIDA (INJUSTAMENTE) É A SUA SANTA MÃEZINHA, como fazia referencia a minha mãe.
Independentemente do acerto, o torcedor brada contra as marcações do arbitro desde que seja contra o time dele. Isso é histórico e como estamos em tempos do bacalhau, citaria que é mais fácil encontrar uma cabeça do mesmo do que um torcedor que defenda uma arbitragem, ou um arbitro, concordando com a marcação de uma falta dentro da área contra seu time...
Mas a maioria dos árbitros se dotam de capacidade, de comando de um jogo e também de preparo psicológico para compreender e argumentar as queixas e até provocações também dos atletas em campo. Também tem aqueles que gostam de ser mais realistas do que um rei, mais bruto do que Lampião que também foi considerado um rei só que do cangaço.
Antigamente se dizia que futebol era pra homem numa ligeira demonstração de que mulheres não poderiam jogar porque tinha muita porrada etc. e tal. Mas hoje não se pode mais usar este argumento nem mesmo na arbitragem, pois nos dias atuais pode ter árbitros de todos os sexos. Recordo-me de um dos melhores árbitros que atuaram no país que dava show com apito rosa, numa confirmação que era GAY (a hilariante Margarida) numa prova que também poderia comandar um jogo de futebol com 22 guerreiros em campo disputando a posse de uma bola a todo custo, e até mesmo a duros golpes.
Não é só assoprar um apito, o árbitro que outrora era chamado de Juiz, pois é considerado um juiz dentro das 4 linhas, deve ter autoridade e conhecer as regras que se estabelece para um jogo. Há muitos árbitros de futebol que gostam de ostentar o poder. O deslumbramento de aplicar a lei e expulsar um jogador de campo é uma espécie de endorfina para certos árbitros. É como aquele segurança de festa ou porteiro que tem prazer em barrar uma pessoa de entrar num baile ou mesmo num campo de jogo.
O árbitro Antonio Ramon tem merecido destaque neste coiteense 2011, é um arbitro competente, acompanha o jogo numa distancia que lhe dá segurança, dando a convicta interpretação.
E se já citei que um de seus defeitos era o da duvida na hora de decidir o que fazer, o que aplicar, o que viu no lance, a sua interpretação... Agora ELE pode consultar seus assistentes em curto espaço de tempo e até mesmo o reserva nas ondas do ponto eletrônico. Parabenizo o Ramon por ter adotado o ponto eletrônico que tem sido de uma importância inenarrável para a sua segurança e de seus assistentes numa partida.
Não se pode fazer comparativo desse ponto ao ponto G, cantado e decantado por quase todos os cantores do nordeste, desta belíssima musica composta pelos repentistas OS NONATOS.
Os pontos citados tem suas diferenças e suas importâncias e em se falando do ponto eletrônico a ousadia de Ramon em poder custea-lo e adaptando a sua mochila como sendo o seu material de trabalho, tem que ser louvável e copiada pelos excelentes árbitros que temos aqui em nossa cidade e em nossa região.
domingo, 10 de abril de 2011
Patos e Sossego: resume-se ao primeiro tempo
Um jogo com todos os ingredientes de uma decisão, excelente primeiro tempo, com grandes jogadas e segundo tempo nervoso onde os treinadores não tiveram bem inspirados, e sempre que mudaram trocaram 6 por meia dúzia numa demonstração de medo de arriscar e ver no que ia dar.
Foram tantas as jogadas de gols no primeiro tempo que somente a equipe de Patos teve 9 boas oportunidades ou finalizações, tendo os atacantes Lucas Paixão e Leones como os de destaques no finalizando 3x cada sendo esbarrado na boa atuação do goleiro Wellington. O Ypitanga também teve mais duas finalizações de bola parada com Ito e uma no cabeceio de Rato. No primeiro tempo do Sossego as chances de gols foram menos (4 quatro) mais oferecendo dificuldade na defesa do bom goleiro Bule, nas finalizações de Nildo 2x e Bone também duas vezes,em uma dessas a bola chegando a tocar na trave.
Mas para quem esperava que o ritmo se mantivesse no segundo tempo ficou desiludido com as poucas jogadas de afunilamento, as chamadas chegadas na área e em uma dessas teve a jogada mais polemica do jogo quando do gol de Partos anulado pelo arbitro Loi denunciando um toque com a mão. Em todo o segundo tempo o que se viu um respeito em demasia por conta dos treinadores que não quiseram arriscar, deixando para o Deus-dará, não tendo boas jogadas. Quando se esperava que o Dilton ou o Paulo Bala abdicassem de um dos alas para colocar mais um atacante no jogo para ver no que poderia dar, as mudanças até foram feitas mas sempre nos chamados 6 por meia dúzia. Claro que o respeito deve sempre existir entre atletas e treinadores, mas o que os torcedores queriam mesmo era que tivesse gols numa partida tão bem disputada no primeiro tempo. E tivemos um segundo tempo de jogo tão retrancado, tão medroso por parte dos treinadores que passaram a dizer para seus atletas que se contentassem com um pontinho somente.
Agora para a próxima rodada que é de classificação, o Sossego decidirá seu destino em casa onde dos 6 pts disputados conseguiu somente 1 e terá por obrigação de vencer para conseguir o objetivo pois até se empatar deixará a vaga para o Botafogo de Ipoeirinha.
O Ipiranga de Patos por sua vez vai ao Açude enfrentar o Itaurandi (que não mais almeja a classificação) precisando de 1 ponto para se classificar.
Que este grupo é difícil não se contesta, mas que a vitoria de uma dessas equipes neste jogo seria o melhor resultado não resta duvidas.
Ipiranga de Patos - jogou de: 1-Bule 2-Rato 3-Mi PPL (Rone Ichu) 8-Zé Buraco 6-Ito
No meio campo: – 5- Chico Buraco 7- Lucas Paixão (Marcelo São Roque) 10-Deba
Atacantes: 9- Leone (Marcony) 11-Gú (Day Galinha).
Técnico Paulo Bala
Sossego - jogou de: 1-Wellington 2-Ivanzinho 3-Testinha 16-Nino Guerreiro 4-Bone Bala
No meio campo: 5- Rodrigo do Porco 7-Nildo 8-Jailton Tichico (João Paulo) 10-Del Bala
Atacantes: 9- Moraes 11-Bertinho (Edmundo Maracujá).
Técnico Dilton Santana.
A Arbitragem de Loi, auxiliado por Nelci e Bruno. O 4° arbitro foi o Dendê.
Foram tantas as jogadas de gols no primeiro tempo que somente a equipe de Patos teve 9 boas oportunidades ou finalizações, tendo os atacantes Lucas Paixão e Leones como os de destaques no finalizando 3x cada sendo esbarrado na boa atuação do goleiro Wellington. O Ypitanga também teve mais duas finalizações de bola parada com Ito e uma no cabeceio de Rato. No primeiro tempo do Sossego as chances de gols foram menos (4 quatro) mais oferecendo dificuldade na defesa do bom goleiro Bule, nas finalizações de Nildo 2x e Bone também duas vezes,em uma dessas a bola chegando a tocar na trave.
Mas para quem esperava que o ritmo se mantivesse no segundo tempo ficou desiludido com as poucas jogadas de afunilamento, as chamadas chegadas na área e em uma dessas teve a jogada mais polemica do jogo quando do gol de Partos anulado pelo arbitro Loi denunciando um toque com a mão. Em todo o segundo tempo o que se viu um respeito em demasia por conta dos treinadores que não quiseram arriscar, deixando para o Deus-dará, não tendo boas jogadas. Quando se esperava que o Dilton ou o Paulo Bala abdicassem de um dos alas para colocar mais um atacante no jogo para ver no que poderia dar, as mudanças até foram feitas mas sempre nos chamados 6 por meia dúzia. Claro que o respeito deve sempre existir entre atletas e treinadores, mas o que os torcedores queriam mesmo era que tivesse gols numa partida tão bem disputada no primeiro tempo. E tivemos um segundo tempo de jogo tão retrancado, tão medroso por parte dos treinadores que passaram a dizer para seus atletas que se contentassem com um pontinho somente.
Agora para a próxima rodada que é de classificação, o Sossego decidirá seu destino em casa onde dos 6 pts disputados conseguiu somente 1 e terá por obrigação de vencer para conseguir o objetivo pois até se empatar deixará a vaga para o Botafogo de Ipoeirinha.
O Ipiranga de Patos por sua vez vai ao Açude enfrentar o Itaurandi (que não mais almeja a classificação) precisando de 1 ponto para se classificar.
Que este grupo é difícil não se contesta, mas que a vitoria de uma dessas equipes neste jogo seria o melhor resultado não resta duvidas.
Ipiranga de Patos - jogou de: 1-Bule 2-Rato 3-Mi PPL (Rone Ichu) 8-Zé Buraco 6-Ito
No meio campo: – 5- Chico Buraco 7- Lucas Paixão (Marcelo São Roque) 10-Deba
Atacantes: 9- Leone (Marcony) 11-Gú (Day Galinha).
Técnico Paulo Bala
Sossego - jogou de: 1-Wellington 2-Ivanzinho 3-Testinha 16-Nino Guerreiro 4-Bone Bala
No meio campo: 5- Rodrigo do Porco 7-Nildo 8-Jailton Tichico (João Paulo) 10-Del Bala
Atacantes: 9- Moraes 11-Bertinho (Edmundo Maracujá).
Técnico Dilton Santana.
A Arbitragem de Loi, auxiliado por Nelci e Bruno. O 4° arbitro foi o Dendê.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
PARA SUA INTERPRETAÇÃO
Desde o começo do mundo que o homem sonha com a paz já dizia o rei Roberto Carlos, é muito claro que para se ter paz sempre depende de um espírito humanitário, e para o mundo da bola, sempre soube reconhecer personalidades de uma importância muito grande e para a construção da historia do esporte em nossa cidade. Acredito que independente da paz que almejamos o que a maioria dos desportistas quer mesmo no futebol é ter um elenco afinado, unido e acima de tudo que tenha amor, é já que acredito que ainda existe amadorismo presente na maioria de nossos atletas.
Aproximando a final da primeira fase do campeonato coiteense tomamos como exemplo a formação de grandes equipes, dotadas de organização externa e interna etc e tal que a esta altura ainda não conseguiu garantir a sua classificação para a próxima fase que a razão desconhece o motivo.
Quando falamos em amor nos vem à memória que - um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic. E você sabe qual afundou...
Benjamim Franklin disse em sua sapiência que ‘Aquele que acreditar que o dinheiro fará tudo, pode bem ser suspeito de fazer tudo por dinheiro’.
- é diferente de dizer que dinheiro é coisa do cão, mas se quiser ver o cão fique sem ele.
Não que seja o ultimo romântico, mas ainda creio no amor, no amadorismo no futebol. Raul Seixas escreveu em uma de suas loucas e lindas musicas ‘Não diga que a vitória está perdida.
Tenha fé em Deus, tenha fé na vida’
Resolvi publicar esta crônica, assim com frases soltas, ou bem colocadas, depende da interpretação que queiram dar, mas a minha intenção mesmo era escrever sob o titulo NEM MANÉ, NEM PELÉ, que deixei pra falar na minha próxima crônica.
Visite o blog NO ÂNGULO- genivaldodasisal.blogspot.com
domingo, 27 de março de 2011
Sisal Clube sede empate aos 38 do 2º tempo
Um bonito jogo para um público bom, nas terras de Santa Rosa onde a equipe local recebeu a visita do Nova Palmares que logo aos 10 minutos do primeiro tempo mostrou seu cartão de visitas e marcou o primeiro gol através de Dito que como bom cabeceador foi na área e fez a diferença.
A Equipe local não deixou se abater fez com obediência um jogo aplicado e com destino certo, em busca do gol que é o que a torcida queria. O pequeno Licuri que vinha puxando as jogadas de ataques pelo Santa Rosa fez o gol de empate de cabeça, pequeno como é se colocou bem na área e demonstrou sua competência e deixou tudo igual. Aos 44 do primeiro tempo Joca conseguiu vira o jogo e fazer 2 a 1 para o Sisal clube.
Esperava que a equipe local que teve domínio amplo das ações em campo permanecesse manter o estilo de jogo exibido no primeiro tempo, mas não a equipe voltou com ares de iria se segurar e permitiu que a equipe adversária fosse pra cima e fizesse pressão. E como agente sabe água mole em pedra dura tanto bate a te que fura o castigo de Santa Rosa veio aos 38 minutos quando Cardeal entoou seu canto e marcou o gol de empate cravando os números finais a partida.
Com a ausência do técnico Gilsinho Porto acredito que Delio Ribeiro faltou àquela opinião de Parceria que poderia fazer a diferença na partida, mas são coisas que acontecem e não se pode negar que a equipe local foi muito determinada e competente, errou quando encolheu em campo permitindo a pressão de Nova Palmares. Essa por sua vez teve poucas jogadas de finalização, mas como bom elenco que tem não desperdiça as oportunidades que venha a surgir. Considerei de merecido destaque na partida os atletas Dito, Luiz e Tom Serrote pelo Nova Palmares e Vinicius, Lucuri e Deivid pelo Sisal Clube.
Santa Rosa jogou de: 1-Beto 2-Gledson 3-Clerio 4-Felipe 6-Côco
No meio campo: – 5- Bilo Bico 7- Deivid 8-B.A. 10-Vinicius
Atacantes: 9- Joca 11-Licuri.
O Técnico foi Delio Ribeiro que substituiu: Deivid, Vinicius, B.A. e Joca por Edmar, Gilson ,Rone e Leo.
Nova Palmares jogou de: 1-Cassiano 15-Kika 3-Binho 4-Dito 6-Pezão
No meio campo: 5- Moises 7-Luiz 8-Ben 10-Tom Serrote
Atacantes: 9- Queixinho 11-Didi.
O Técnico Flaviano fez 5 alterações substituindo Moises, Bem, Didi, Luiz e Queixinho por Gilvan, Bebeto, Gago e Cardeal.
A Arbitragem de Antonio Ramon, auxiliado por Joãozinho e Josemar Carneiro tiveram uma arbitragem impecável, aplicando 12 cartões amarelos. O 4° arbitro foi o simpaticíssimo Reginaldo o Regi.
quinta-feira, 17 de março de 2011
“O QUE NÃO TEM REMÉDIO, REMEDIADO ESTÁ”
Por ter vivido momentos considerados como os melhores do futebol coiteense, como dirigente, depois como treinador, e finalmente como cronista esportivo, criei uma grande expectativa em torno da evolução do nosso futebol depois da conquista de 4 títulos do intermunicipal...
É claro que muitos dos meus companheiros já jogaram a toalha e talvez por isso, por ver gente de tão grande competência no futebol ser desprestigiada a ponto de abandonar a sua agremiação, é que eu mostro nesta crônica minha ultima tacada.
È que eu torcia e até cheguei a clamar que cuidassem bem do nosso futebol interno. De nada adiantou minha torcida nem minha clamação.
Mas eu saio deste assunto com minha alma lavada, pois disse o que era pra ser dito sem demagogia e com categoria, porque na realidade a verdade nunca é ofensiva, nem provocante E nem era essa minha intenção. Não fui e nem sou contra ninguém, eu sou a favor do nosso futebol e há diferença nisso, muita.
Porque há quase 20 anos Valente e Santa Luz fazem campeonatos melhores do que o nosso? Não! Não é preciso responder não, afinal de contas o problema é antigo e não atual...
Para sepultar de uma vez por todas este assunto, volto a frisar que não sou contra Mauricio Mota, o presidente da Liga coiteense, apenas não concordei com a indicação do seu nome uma vez que não tinha experiência em futebol, como tem o Neném do caruaru, Elder de Aroeira, Vizek, Mitinho e Neném de São João, até mesmo o radialista esportivo Nilton Feliz, Cassimiro Ramos, Zé Gambirra etc. e tal...
Na minha visão se o presidente fosse qualquer um desses que citei, se sentiria obrigado a convencer os maiores detentores de títulos de Coité, Botafogo de Aroeira, e Atlético de São João, que também são as duas equipes de maiores torcidas da região, a participarem do Coiteense deste ano. Para mim é como faltar Bahia e Vitoria no campeonato Baiano, ofusca o brilho. Como também faz falta Salgadalia e Juazeirinho.
Mas tudo bem o que não tem remédio, remediado está, vou torcer para que o presidente consiga êxito nesta empreitada, e faça um bom campeonato 2011, até me disponho a opinar ou ajudar quando for solicitado, (se for solicitado).
Deixo todos os assuntos citados até aqui como passado, e vou tentar neste espaço a partir de agora comentar as coisas curiosas ou que mereça destaque nas próximas crônicas.
Acesse o blog NO ÂGULO genivaldodasisal.blogspot.com
quinta-feira, 10 de março de 2011
Pra não dizer que não falei das flores
Muitas das vezes quando comento em minhas crônicas sobre algumas coisas que discordo, pode-se até se admitir que alguém insinue que sou politicamente contra o sistema, a formula, etc e tal, mas deixo claro que não é verdade - também não estou querendo dizer que sou contra os desportistas nem contra a pessoa do atual presidente da Liga o Mauricio Mota. Sou sincero, e não poderia usar um espaço de tão grande credibilidade para compactuar com os erros e cabeçadas que alguns membros desse hipócrita sistema vêm insistentemente dando, com referencia ao futebol coiteense interno.
É por isso que até hoje o nosso sistema interno de promoção de campeonatos e nossos guerreiros dirigentes, (donos de clubes), não esquecem do presidente Dinho, que realizou os melhores campeonatos internos até hoje.
No dia que alguém fizer melhor ou igual eu terei o imenso prazer de aplaudir aqui.
Os dirigentes (que em sua maioria são cabeças de lagartixas) concordam com tudo que já vem pronto, deveria ter um incentivo, pelo esforço dedicado a troco de nada, por sua comunidade e pelo futebol de coité e não ser exigido como se fosse SILVIO SANTOS, sempre perguntando quem quer dinheiro? mensaleiro, ou mesmo esses políticos desleais que tem dinheiro até nas cuecas...
Olha não sei se aprenderam a lição não – pode ser que nesse ano de novo se invistam mais de 700 mil reais para ver a bola rolar no campeonato intermunicipal ou encher o bolso de seu Ednaldo Rodrigues e suas meninas lindas que vão desfilar suas pernas torneadas em cada final de intermunicipal. É como cair da cama e chorar.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
A LCF tem se mostrado como adversária dos dirigentes de clubes
Que o futebol de coité tem demonstrado regressão naquilo que aprendeu ao longo dos mais de 40 anos de filiação da Liga a federação baiana, disso ninguém duvida: primeiro os dirigentes já se soltaram de algumas amarras que os obrigavam a fazer o que o sistema insiste em ditar.
A falta de dirigentes que aceitassem JOGAR DINHEIRO NO LIXO, participando de um campeonato coiteense que só existe na cabeça ultrapassada de algumas pessoas da direção da liga foi à maior expressão de que quem entra com o time nas competições, OS DIRIGENTES DE CLUBES estão mesmo de olhos bem abertos e vigiando as tentativas de loucuras daqueles que nunca tiveram qualquer experiência em organização de campeonatos, querendo de uma certa forma é como usar o cartão de credito do dirigente, e no final presenteá-lo com uma corda já laçada para ele por no pescoço.
Acredito na inocência desses novos dirigentes da Liga, que ELES, não sabem que os cartolas nada lucram nessas competições, alem de dedicarem tempo, muitos tiram o pão da boca dos filhos pra manter os gastos de uma equipe. É necessário que a LCF seja parceira do time filiado e não adversária como está sendo. Mas deixemos este assunto para mais adiante, pois afinal de contas todos estes pontos citados por mim podem ser considerados UM SONHO, que queria ver realizado em Coité, mas como sonhos são raros os que se realizam...
Outro ponto que eu considero prematuro foi à divulgação de tabela com jogos, grupos formados etc. e tal já na primeira reunião da LCF com dirigentes – até arrisco um palpite de que ainda vão sofrer algumas mudanças, tanto a tabela como os grupos, vamos esperar... Pelos últimos resultados estamos vendo que o futebol TETRA CAMPEÃO interno, vai continuar sendo de roça mesmo, da maneira que vai não se conseguirá nos próximos 20 anos se organizar o tão difundido COITEENSE NO ESTADIO, como sonha a nova liga,(leia acima o que disse sobre sonho).
Por falar em esperar na próxima crônica digo mais...
Acesse o blog NO ÂGULO genivaldodasisal.blogspot.com
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Vigiai-vos, vigiai-vos, é chegado o momento.
Para quem conhece o futebol de coité, o calendário já não é mais propicio para se fazer um bom campeonato, sem ser preciso aqueles MASSACRES no bolso dos dirigentes, mesmo aqueles que chegam as semifinais e finais.
Para quem conhece sabe que toda vida futebolística de coité nos últimos 15 anos, sempre foi assim, quando chegam estas fases citadas, os cartolas dão preferência à formação da seleção que vai pro intermunicipal e aí se faz um brutal MASSACRE com os dirigentes, desrespeitando-os, pois realizam as partidas desta fase sem nenhuma importância, às vezes no meio de semana, nada de promoção ou mesmo de incentivo para que eles consigam promover bons jogos e arrecadem boas cifras para diminuir os prejuízos adquiridos no decorrer da competição, ai o que vemos é mais prejuízos para os BOBOS dirigentes, ou como diria Tiririca os ABESTADOS dirigentes, do futebol de Coité, que nunca se manifestam com segurança naquilo que merecem e almejam pro nosso calendário do futebol coiteense e suas competições, e a maioria fica no balançar da cabeça, consentindo tudo.
Nosso calendário se antes já acontecia isso que citei, mesmo começando na primeira semana de fevereiro, imaginem agora que já está findando o segundo mês e ainda na verdade nada se sabe de concreto da realização do campeonato local.
Tem coisas que não podem deixar de serem ditas e repetidas de maneira nenhuma, como podemos concordar que sejam gastos tanto numa competição da FBF, aonde chega a sacrificar orçamentos, e deixar de promover o campeonato caseiro que envolve todo município.
Vou fazer uma pergunta um pouco fora deste trema - vocês acham que o presidente Lula considerado pela opinião publica como o melhor presidente da historia brasileira, ele teria condição de comandar todos os setores de sua administração e se sair bem? Claro que não – em qualquer administração é preciso ter gente de confiança para fazer pelo comandante o que for de competência em cada setor e fazer bem feito para o bem do governo.
Sabemos que o técnico estuda, treina e organiza sua equipe para jogar coletivamente, em sintonia, para que se obtenham bons resultados, mas se os envolvidos não abraçarem a causa, não cumprirem sua missão com vontade e determinação, sempre serão derrotados por não estarem uníssono, ou seja, não falar a mesma língua, não compactuarem dos mesmos objetivos.
A expressão da final do intermunicipal quando toda torcida percebeu que faltou vibração, vontade, companheirismo, no momento principal das cobranças dos pênaltis, nos dá exemplo de que nunca devemos baixar a guarda. Vigiai-vos, vigiai-vos, é chegado o momento.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
O Futuro Incerto do futebol tetra campeão
Como um desportista, ou mesmo analista de futebol, sonhava em poder ver organizado o calendário de esportes do município de conceição do Coité, até criei uma expectativa maior quando vir assumir os comandos administrativos da cidade, um ex-presidente de associação, principalmente pelo fato de reconhecer o quão grande é a importância de se organizar em todos os pontos de necessidade critica.
Mas me deparo hoje com tantas incertezas sobre o que será do futebol tetra campeão interna e externamente, que melancolicamente concluo que infelizmente nada mudou, e não se pode esperar muito dos “pensantes” desta área.
Afinal de contas como já disse aqui, (em outra crônica), não pode cobrar eficiência na improvisação como zagueiro, do centro avante do time.
Fiquei até surpreso em poder ouvir de alguns desportistas, torcedores, amigos, que o atual secretario de esportes Dema, não está mais se entendendo com o presidente da Liga. Se me perguntarem o que houve eu digo- não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe.
O meu leitor poderia perguntar: porque tanta bronca? Desculpe-me pela expressão, mas é que eu não tenho obrigação nenhuma de procurar entender o porquê do errado ser considerado certo.
Usando uma frase feita diria o que todo mundo ta cansado de saber – o que começa errado só termina errado. Mesmo o mais simples do torcedor sabe ‘que pau é pau e pedra é pedra’. Ainda assim resta um fio de esperança em salvar o pouco que resta pra se organizar.
Até agora não se tem certeza que competições serão disputadas neste ano de 2011, se coiteense com 8 equipes, se rural com 32, tudo porque se jogou pelo ralo tanto dinheiro IMPENSADAMENTE na campanha da seleção coiteense 2010, que ainda não se tem determinação o que pode se gastar nas competições deste ano. Que seja admitido o erro para que sirva de lição em outras oportunidades. Amem.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
TODO TEIMOSO É BURRO
OS dirigentes de futebol, aqueles que têm a diplomacia, estão diminuindo a cada dia no futebol coiteense, e a razão nós já sabemos, já alertamos, mas infelizmente podemos considerar que temos os piores políticos da região, quando o assunto é valorização de dirigentes e clubes que fazem o futebol interno, que infelizmente é considerado um dos piores campeonatos que se promove em toda região desde 1996. Uma vez que os nossos POLITICOS são teimosos, e como meu pai dizia TODO TEIMOSO É BURRO, já deu pra fazer um analise ai não é?
Primeiro não admitimos que se construam campos de futebol onde nem se quer existe a pratica da modalidade. Outros dizem até que construíram campo onde na referida comunidade não existe um atleta se quer, são os chamados frutos da teimosia política.
Esses teimosos não admitem ter a frente das entidades de organização do futebol pessoas capacitadas, ou como já disse diplomadas nas escolas do futebol, para se colocar afilhados, que não sabem um nada, de como se promover ou incentivar os clubes. Pegam profissionais do volante e dão poder de analisar comentaristas e profissionais de esporte. Taxista vira professor de português, tudo porque um desfibrador de sisal virou treinador de sucesso. Lembro que meu tio Egidio dizia “não é sempre que jegue defeca na ruma, (empilhado)”.
É! É verdade que “Seria muito bom, seria muito legal, se cantor ou compositor, pudesse ser ator ou jogador de futebol”
É como se quiséssemos assoviar e chupar cana. Cobrar o escanteio e ir cabecear. Não assim que foi feito durante vários anos? O coitado do DEMA foi usado para tudo como se olé soubesse fazer e mais ninguém, desde organizar ventos, a dirigir entidade, etc. e tal...
Sou da opinião de que Cada macaco deva viver mesmo em seu galho.
Porque desmotiva o crescimento, o progresso futebolístico admitir essa teimosia de dar ao taxista mais um cargo de treinador, ou mesmo pegar um conhecedor de outro esporte e fazê-lo assumir outra modalidade que ele não conhece.
Tinha um amigo que dizia na extravagância de seu rasga-verbo – que GOSTO É COMO (_ _) cada um tem o seu.
Acesse no blog NO ÂNGULO- genivaldodasisal.blogspot.com
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Futebol coiteense:Será preciso refazer os caminhos
Adaptei a esta crônica uma mensagem muito linda que nos ensina quase tudo a respeito do mundo moderno e que nos alerta tão ricamente sobre os novos tempos, sobre um ano novo. Ela diz que não há mais espaço.
Terá medo do futuro aquele que não compreender que o mundo mudou definitivamente. Diz-se que a única certeza estável, é a incrível velocidade com que o mundo muda. E essa mudança trouxe consigo algumas conseqüências fundamentais: Não há mais espaço para os arrogantes, para os que pensam ser mais do que os outros. Não há mais espaço para os que não desejam aprender, achando que sabem tudo num mundo em que o novo nos obriga a aprender todos os dias. Não há mais espaço para os que não investem em si mesmo, empregando tempo e recursos no auto-aperfeiçoamento em todos os aspectos, pessoal e profissional. Não há mais espaço para os preguiçosos, cansados e pouco comprometidos com aquilo que fazem nem para os que têm pouca humildade no trato com os amigos ou colegas de trabalho. Não há mais espaço para os medíocres. Nesse tempo ninguém terá o direito de pensar pequeno, fazer coisas pela metade, não se envolver, não participar, não lutar.
Então, mude enquanto é tempo. Mude sua forma de pensar, de agir. Acredite que o futuro será espetacular para quem souber viver e trabalhar os novos tempos. É como se admitíssemos agora, que é chegado o tempo em que será preciso refazer os caminhos, também no futebol, para não ficar com cara de burro olhando o palácio.
Acesse no blog NO ÂNGULO- genivaldodasisal.blogspot.com
Assinar:
Postagens (Atom)