quarta-feira, 7 de abril de 2010
Algumas observações na matemática no futebol:
A matemática esportiva é um olhar crônico, também pode ser chamada de estatística.
Diria que 80% referem-se aos cálculos dos resultados
E 20% ou mais se baseiam em palpites do profissional.
O Que é ESTATÍSTICA
s.f. Ramo das matemáticas aplicadas cujos princípios decorrem da teoria das probabilidades e que tem por objeto o estudo, bem como o agrupamento metódico, de séries de fatos ou de dados numéricos. / Tabela
estudo sobre Teoria dos Erros – de Otto Alencar
Você, com certeza, já ouviram a frase "Futebol é uma caixinha de surpresas". E, provavelmente, concorda com ela, uma vez que se há um esporte em que é difícil prever algo, esse é o Futebol (confesse, ninguém acreditava que o Brasil perderia uma Copa do Mundo para a França. Mas aconteceu...). Sendo assim, dá para imaginar que por meio de cálculos seja possível apontar tendências nos campeonatos de futebol? Dizia o matemático gaúcho Renato Marques.
Quem se lembra de Osvald de Souza o ano passado próximo da metade do camp. Brasileiro (no inicio do 2º truno) deu o Fla com 95% possibilidade de rebaixamento, e o flamengo acabou campeão. Matemático não é Deus, é como uma pesquisa: são cálculos com pitadas de previsões, os que acertam mais de 85% são considerados bons analistas do rol dos profissionais.
Quem não se lembra das reportagens e matérias publicadas na imprensa sobre as porcentagens de chances de cada time no Brasileirão, e aquela história toda das chances que cada clube tinha.
O Fluminense, por exemplo...
Sete rodadas antes do Brasileirão, os matemáticos de plantão diziam que o time do rio tinha 1% de chances de escapar da Série B de 2010...
Diziam que havia 99% de chance de em Dezembro o Fluminense estar na segundona.
Erraram. E feio.
E o Flamengo?
Várias rodadas antes do fim, tinha 2% de chances de levantar o caneco, diziam os matemáticos...
Novo erro: Flamengo campeão.
Então para que serve esses números ridículos?
O futebol existe justamente para contrariar as estatísticas, as previsões e a quem achar que entendem de futebol.
Quantos campeonatos não foram decididos a favor de clubes que nem se quer imaginavam chegar a uma final?
Falei de Alguns matemáticos lembrei-me de Tristão Garcia.
TRISTÃO GARCIA, se aqui nos temos Feliz o nosso Nilton, os cariocas tem o tristão,Tristão mesmo,; - Era torcedor, mas insatisfeito com essa análise de que time quando ganha é bom, quando perde é ruim. Não aceitava opinião só dos últimos resultados. Queria entender os campeonatos. Também chamado de agourento, pois a maioria de sua previsão é de coisas ruins, também conhecido como: Profeta do apocalipse carioca.
Foram algumas pinceladas que deixei sobre matemáticas, mas quem tá certo mesmo pé Roberto Carlos “QUEM SABE MENOS DAS COISAS SABE MUITO MAIS QUE EU”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
isso é um liiixoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo caralho!
ResponderExcluirvc é muito democratico companheiro.
ResponderExcluir