segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Faz a festa, faz a festa região sisaleira.

Tem pessoas que conquistaram marcas inesquecíveis no futebol de coité por sua simplicidade de ação, e com formulas jamais apagadas.
Citaríamos inicialmente o maior destaque de todos: José João de Oliveira o Zé Gambirra, este é predestinado ao sucesso, no futebol, consegue fazer de elenco pouco acreditado, como o deste ano, transformado a férro e fogo, isso na maneira de dizer do próprio. Dou minha mão à palmatória, pois fui uma das pessoas que não creditava na chegada de coité na final do intermunicipal, mesmo considerando que este ano o nível da competição foi muito abaixo dos anos anteriores, mas os méritos do nosso Zé têm de ser proferido... Não sei se vou cutucar a onça com vara curta, mas na terra no inesquecível ONÇA, o elenco formado pelo estreante em competição Hermógenes deslanchou e conseguiu chegar a façanha da final, (mesmo ele estando de fora, foi o elenco trabalhado inicialmente por ele), uma vez que s.Luz está a uma vitoria, ou mesmo que seja nos pênaltis, se vir a acontecerda inedita final.- cito isso porque costumo prezar pela justiça, e se alguém merece méritos que seja citado. eu até comparo Hermógenes ao nosso Gambirrão, pois tem tudo para ser mais um predestinado. Se na terra onde a pedra amolece o coração de um povo, descobrimos uma população apaixonada por um certo ‘JUNIOR’ que sempre foi e será o herói daquele povo, como o Lula é da nação pobre do País.
E por falar em prefeito o Renato também tem uma estrela que brilha tão forte quanto a do prefeito Luzence e se confirmando mesmo a final entre as duas seleções, não se pode mencionar um favorito. Que Wilson Lima continue dizendo – para alegria do prefeito Junior, e que Nilton possa dizer - para alegria do prefeito Renato. e no final nós possamos dizer - para alegria da região sisaleira...
Ah povo bom de qualidade, de nobreza irrepreensível, comparável a encontrada em LUCAS DE GOIABEIRA, transparente e verdadeiro, Edney Mota, Samuel Cunha, Valter Silva, Piter Jr, Ivan Costa, Vizek dentre tantos conscientes e conscientizados de sua importância para o engrandecimento e para registro de marcas que ficarão por muitos anos em nosso futebol. Faz a festa, faz a festa região sisaleira.

domingo, 21 de novembro de 2010

Salve Salve Santa Luz e Coité

Amável leitor que acompanha minhas crônicas toda semana neste espaço do esportesisal.com. – tenho conseguido muitos admiradores pelo importante fato de não querer mascarar as coisas, para mim pau é pau e pedra é pedra mesmo.
Quando disse que a nossa região manda e desmanda do futebol amador a mais de 10 Anos com os melhores atletas do amadorismo na Bahia não estava brincando, poderia dizer para ilustrar que na segunda divisão do campeonato brasileiro caberia pelo menos 70% destes atletas nas equipes, até mesmo no Bahia.
Mas o que eu gostaria de dizer mesmo hoje é de que apesar de cada seleção até a fase que se findou – tinha uma despesa media de 70 mil reais mês e ainda ofertava a renda para rateio entre os atletas, é que acontece entre a maioria das seleções até esta fase citada – digo que o nível deste intermunicipal pode ser considerado o pior que já teve até este ano. Nuca se viu tanta goleada numa fase que antecede a semifinais. 5 a 0, 3 a 0 fora der casa, 6 a 0- esses placares mostram que não estou menosprezando a competição. Mas alerto para que busquem melhorar porque se ano que vem tiver desta maneira poderemos ver um numero bem menor de seleções.
Já disse que região sisaleira não tivesse feito grandes investimentos para a conquista do titulo mas em razão disso que citei as nossas seleções COITÉ E SANTA LUZ são as favoritas para a conquista a do título deste ano. E estou querendo mesmo que as finais sejam disputadas em território sisaleiro. Salve, salve, santa luz e c. do coité que seja feita a nossa vontade e as finais seja mesmo entre vós. E que vença o melhor.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Região de craques


A mais de uma década a região do sisal, dita as regras, manda e desmanda do futebol amador baiano. O campeonato intermunicipal tem nos atletas da região os maiores destaques e os atletas mais bem pagos do amadorismo. Eu só não entendo porque que não aparece ninguém que invista nos nossos craques, abrindo espaço para credenciar uma equipe para disputar o acesso do baiano. Há alguns anos atrás tivemos o Sport Jacuipense que fez muito esforço para estar na primeira divisão do baiano. Infelizmente a resistência se esgotou. Acabou a pilha.
Em tempos que toda mãe de família recebe um apoio que para alguns também é considerada esmola para comprar votos o BOLSA FAMILIA, e nós não temos uma grande equipe para o acesso. Há quem afirme que dos 100 planos dos ricos 99 são para ficar mais rico, ou seja, aquela velha historia de quando mais se tem mais deseja, e se maior parte do dinheiro do mundo estão nas mãos de poucos, ninguém desses ricaços querem saber de investir em futebol, teatro, cultura etc. E ai vão por água a baixo qualquer sonho de se ter uma equipe puramente da região do sisal no campeonato baiano.
Acho que já está na hora de se pensar nisso, o quanto que se geraria de empregos e rendas para o povo de nossa região. Temos agora das 8 seleções que estão nas quartas de finais, quatro delas são da região e acreditamos que dessa vez vamos ter uma final entre duas seleções de uma só região.
Quantos detalhes positivos nossa região oferece para qualquer cronista ou comentarista, mas, infelizmente estamos nas mãos dos ricos e quando esses são avarentos aí é que demora mesma, não anda. Antes o pouco continuado do que o muito acabado é o que ouvimos muito por parte do experiente quando se referia a valorização do pouco com amor.
Nosso papel é continuar torcendo, quem sabem um dia não apareça uma pessoa que considere importante o trabalho social, cultural e o incentivo ao esporte. Nossa região é mesmo de CRAQUES, mas os nossos jovens estão pedindo socorro com referencia aos dominados pelas drogas e esta abertura está ao alcance de poucos, os ricos.
Acesse nosso blog NO ÂNGULO genivaldodasisal.blogspot.com

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Animais Irracionais


Desde criança que trago na memoria a letra da musica Animais Irracionais
De autoria de Dom e Ravel e não consigo concordar com ela diz, apesar de gostar muito da composição. primeiro eu não entendo porque que uma musica tão bem feita, com uma melodia tambem boa não consegue ser regravada por cantores destes tempos...

Na letra o autor diz que Às vezes olha pra terra sem compreender, a luta dos seres humanos pra sobreviver. É o grande açoitando o pequeno, terceiros mandando apartar, e na maioria das vezes o grande não quer parar.
Tem vezes que o desesperado se põe a pensar por que deve aos pés de um dos grandes se ajoelhar?
Eu passo por muitas igrejas pedindo respostas de Deus, pra ele calado no espaço ouvir os lamentos meus.

Animais nós os homens somos todos meio-animais irracionais
Levantamos, guerreamos se deitamos e rezamos antes, a vida é um sonho e nada mais.

Às vezes eu olho por cima do mundo e os maus, eu vejo vencendo na vida os mais altos degraus, não querem ouvir nem falar, de fome, problemas e dor, dos outros nem ao menos admitir ou supor. E sempre eles acham que eles são certos demais, Dinheiro perdido em seus vícios não volta jamais, Pequenos e grandes ladrões, No meio dos homens de bem
Que cruzam as ruas da vida matando ou roubando alguém.

Resolvir comentar esta canção que tem uma mensagem tão forte de duvida, de desespero mesmo, quando a pessoa diz que Deus fica calado no espaço ouvindo o lamentar dos filhos, é realmente coisas de quem está desesperado. Mas que somos meio-animais irrracionais disso eu não tenho duvida. Se no mundo do esporte podemos dizer que sempre acontece o chamado 'cada qual por si' - ou o proximo que se dane futebol clube. Não quero dizer que sou santo mais não posso aceitar de forma nemhuma as maneira em qwe uma minoria busca subir na vida –pisando sobre os pequenos ou fazendo o mal.
Como hoje eu desveredei bastante dos caminhos do esporte gostaria de citar tambem uma frase de qual eu não posso concordar de jeto nemhum, a que diz “ QUANTO MAIS EU REZO MAIS ASSOMBRAÇÃO ME APARECE”.
Talvez não percebamos mais chegou a hora de mudarmos nosso conceito de pessoa do mal e buscar o proximo como um amigo que tambem pode nos servir a qualquer dia e não olha-lo como adversario, como rival. Esse talvez seja o nosso mal maior.
Nessa vida costumamos dar creditos a quem não merece e duvidamos de quem pode até nos dedicar um carinho fraternal
Este comentario foi para não ficar ausente deste espaço que você amigo leitor tem acompanhado toda semana no site esporte sisal. Na semana que vem vamos publicar um comentario de esporte.
Acesse o blog NO ANGULO –genivaldodasisal.blogspot.com